quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Mulher da Sombrinha - 42 anos

42 anos de tradição e folia!


À meia-noite de 12 de fevereiro de 1983, a lenda catendense da linda loira de sombrinha que encantava os operários da Usina Catende ganhou vida. O que era apenas uma brincadeira de amigos – Jorge Benjamim, “Fi”, Inácio, Tomires e “Vinho” – para curtir o carnaval daquele ano, se transformou em um dos maiores blocos carnavalescos do interior de Pernambuco!  


O cortejo partiu das imediações do Colégio Estadual Mendo Sampaio, levando uma boneca de estrutura simples – feita de madeira e com cabeça de mamão – ao som de uma pequena orquestra de três músicos: Vicente Tavares (pistão), Bili (surdo) e Nerinha (tarol). Subindo a Rua Pedro Cássio, tentaram parar em frente ao Cemitério da Sagrada Família, mas foram impedidos pelo guarda municipal. Sem desanimar, seguiram pelas ruas de Catende, Padre Félix Barreto, Luiz Duca Filho, Bela Aurora, México 70, Coronel Mendo Sampaio, José Soares, até serem notados pelo então prefeito Odorico Freire Jr.  


O desfile continuou pela Rua Ismael Silva, 15 de Novembro, Vigário Lagreca e Praça Coração Eucarístico, onde, sem imaginar a grandiosidade que viria, os foliões se dispersaram, deixando para trás o nascimento de um patrimônio cultural imaterial do Estado de Pernambuco!


Hoje, 42 anos depois, o Bloco da Mulher da Sombrinha arrasta multidões, preservando nossa identidade e fortalecendo o frevo e a cultura popular. Viva a tradição, viva o carnaval de Catende! 


#MulherDaSombrinha #42AnosDeHistória #CarnavalDeCatende #Frevo #CulturaPernambucana






Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha, bela história.
Vida Longa.